Wednesday, March 15, 2006

O Tomate


O Tomate (do náuatle tomatl) é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae), embora impropriamente considerado como legume pelos leigos.
Originário da
América Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo actualmente cultivado e consumido em todo o mundo.

Origem

A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e consumo (e mesmo a selecção genética) do tomate como alimento, à
civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) apenas ali conhecidas.
Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria da
s espécies comerciais actuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que este foi encontrado amplamente cultivado no México.
Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do actual
México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (Náuatles), mas porque as cerâmicas incas não registraram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume.
Os primeiros redarguem a esta objecção, alertando que muitas outras frutas e alimentos dos incas também não foram representados nas cerâmicas.

Características

O tomateiro é uma planta
fanerógama, angiosperma e monocotiledônea. Apesar da crença generalizada de que seja um legume, é um fruto uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação.
O tomate é rico em
betacaroteno e contém vitamina C.

Uso culinário

É falsa a noção de que, pelo largo uso nos molhos das massas, o tomate tenha origem na Itália ou mesmo longo uso na cozinha italiana.

O tomate sempre foi consumido nas civilizações
incas maias e asteca e pertence a um extenso rol de alimentos da América pré-colombiana desconhecidos do Velho Mundo, do qual fazem parte o milho, vários tipos de feijões, batatas, frutas como abacate e o cacau (de cujas sementes se faz o chocolate), afora artigos de uso nativo que se difundiram, como o chicle (seiva de Sapota (ou sapoti) e o tabaco.
Inicialmente o tomate era tido como
venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais. Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha.

Valor nutricional

O consumo do tomate é recomendado pelos
nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home