Violência Doméstica
Violência doméstica é a violência explícita ou velada, praticamente dentro de casa, usualmente entre parentes.
Inclui diversas práticas como a violência e o abuso sexual contra a criança, violência contra a mulher, maus-tratos contra idosos e a violência sexual contra o parceiro.
A violência doméstica pode ser dividida em:
- Violência física: quando envolve agressão directa contra pessoas queridas do agredido ou destruição de objectos e pertences do mesmo.
- Violência psicológica: quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas.
Estatisticamente a violência doméstica contra a mulher é muito maior do que a contra o homem.
Os motivos de violência doméstica não são necessariamente magoar o parceiro, geralmente relacionam-se a manter um poder e controlo sobre a vítima.
Muitos casos de violência doméstica encontram-se associados ao consumo de álcool, pois a bebida torna em alguns casos a pessoa mais agressiva.
Quando as mulheres começaram a reclamar os seus direitos, maior atenção passou a ser dada com relação à violência doméstica, e hoje o movimento feminista tem como uma das suas principais metas a luta para eliminar esse tipo de violência.
O primeiro abrigo para mulheres vítimas de Violência Doméstica foi fundado na década de 1960 por Erin Pizzey, perto de Londres. Erin Pizzey fez certas criticas a linhas do movimento feminista, afirmando que a violência doméstica nada tinha a ver com o patriarcado, sendo praticada contra vitimas vulneráveis independentemente do sexo(feminino ou masculino).
Trabalho Para: Formação Cívica
Realizado por: Monica Jorge nº14
Ana Mestre n.º 3