Monday, January 11, 2010

Anorexia VS Bulimia

Introdução

Todos nós comemos, não só porque necessitamos de o fazer, como também porque nos dá prazer. No entanto, como em qualquer comportamento humano, o modo de nos alimentarmos varia grandemente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas comem mais, outras menos; algumas engordam com facilidade, outras não. Mas algumas pessoas chegam ao extremo de se magoarem a sí mesmas, comendo em excesso ou restringindo a sua alimentação de uma forma abusiva. Nestes casos, podemos falar, respectivamente, de bulimia nervosa e anorexia nervosa.
Cada vez mais homens e mulheres especialmente na sua adolescência passam pela anorexia e bulimia. É muito comum pensarmos que estes dois distúrbios ocorrem apenas como consequência da busca exagerada do “corpo perfeito”, dos quilos a menos, enfim, do desejo de se encaixarem no ideal do físico determinado pela sociedade. Existem no entanto, outros fatores que levam à pessoa a adoecer dessa forma.
Na minha opinião é importante a abordagem deste tema, não só para uma formação pessoal, mas também para o alerta à comunidade, pois estas são doenças causadas por vários factores, em que o próximo por vezes nem se apercebe deste problema, uma vez que há alguma facilidade por parte de quem têm estes disturbios de esconder o seu estado, que por vezes quando descoberto já está num nivel demasiado avançado.
Assim, esta problemática tem vindo a causar furor entre multidões . Quem não desejaria ter um corpo como Cláudia Schiffer ou Britney Spears?! É este mesmo pensamento que nos leva aos execessos sem darmos conta do mal que estamos a fazer em nós próprios. Os mídia também são um factor que influência bastante, este quase que impôem que para se ser perfito tem de se ser magro.




















Britney Speares Cláudia Schiffer
Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. Esta é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. A uma pessoa com anorexia nervosa dá-se o nome de anoréctica. A anorexia nervosa afecta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos) e do sexo feminino (95% dos casos de anorexia nervosa ocorrem em mulheres).
Embora o termo "anorexia" signifique "perca de apetite", o que se passa na realidade é que a pessoa com anorexia mantém o seu apetite normal mas controla drasticamente o mesmo. Com o decorrer do tempo, a anoréctica pode começar a sofrer de sintomas opostos, próprios da bulimia e tentará, para eliminar aquilo que ingeriu, tomar laxantes ou provocar o vómito de modo a controlar o peso. Ao contrário das pessoas que sofrem de bulimia nervosa "pura", nas anorécticas o peso continuará a ser muito baixo.
Contrariamente às "dietas comuns", que terminam quando o peso desejado é alcançado, na anorexia a dieta e a perca de peso subsistem até que a pessoa atinge níveis de peso muito inferiores às esperadas para a sua idade. A quantidade ínfima de calorias que são ingeridas; a restrição cada vez mais acentuada de alimentos até ao ponto de só serem ingeridas saladas, fruta ou vegetais.


Sintomas

 O principal sintoma é o emagrecimento, o peso cai assustadoramente. Anorécticas com 42 Kg são consideradas de peso bom. Frequentemente o peso chega a 36, 32, 28 Kg ou menos;

 Interrupção da menstruação. Na maioria das vezes a menstruação cessa antes da diminuição grave do peso;

 Excesso de exercícios físicos, a pessoa com Anorexia nunca acha que está magra o suficiente;

 A anoréctica tem uma visão distorcida do próprio corpo: acham que os seios e o abdómen são grandes demais, mesmo que já estejam "rectos";


 Uso (geralmente escondido) de diuréticos, laxantes, harmónios de tiróide e pílulas para emagrecer;

 Isolamento social e dificuldade para namoros e vida sexual;


 Adoram cozinhar e servir comida para os outros;

 Geralmente são pessoas muito inteligentes, perfeccionistas, bonitas e espertas;


 Mas são retraídas, pouco expansivas, quase sem amigos, não tem namorado, não se interessam por vida sexual;

 Gostam de se isolar nas refeições, fingem que comem, vomitam em segredo, escondem a comida, trocam os medicamentos receitados, substituindo os comprimidos por laxantes, diuréticos.

Principais causas da anorexia

As causas muitas vezes residem (advêm) de factores psicológicos que provocam ansiedade e obsessão que por vezes acabam por ser transmitidas para a perda de peso. Muitos especialistas acreditam que a influência dos mídia (Tv., revistas, jornais, etc.) é a principal causa de transtornos alimentares. Isto porque é comun os mídia imporem o estereótipo em que a magreza é um factor importantíssimo, se não indispensável, para o sucesso social e económico de uma pessoa, desde redes de televisão até filmes e revistas. Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, nas quais a personalidade ainda está em formação, e casos de meninas entre 11 a 14 anos anoréxicas existem com relativa frequência. Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de serem anoréxicas. Outra causa que poderá levar a uma anorexia será a inclusão social.


Factores que podem acompanhar uma anorexia:

 Depressão ou sintomas depressivos;
 Tristezas;
 Isolamento (não apetece sair ou não apetece estar com amigos ou família);
 Alterações comportamentais;
 Alterações emocionais;
 Reacção excessiva perante situações normais;
 Alteração do sono;
 Falta de vontade em viver ou não ter grandes interesses;
 Desejos por doces;
 Indecisões ou falta de vontade de fazer coisas;
 Etc…



Bulimia Nervosa

A Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar que tem uma maior incidência a partir da adolescência e prevalência de 3 a 7% da população, embora seja difícil o conhecimento de um número real de pessoas que sofrem desta doença, uma vez que ela está cercada de preconceitos e é difícil para o próprio doente confessar o seu problema. Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres. Aqui não há perda de peso tão acentuada como na anorexia, 70% das pessoas preservam o peso normal e outras têm o peso um pouco acima ou abaixo do normal.
Uma pessoa que sofra de bulimia tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam alimentar-se em um determinado espaço de tempo, ou seja, esta disfunção alimentar é caracterizada por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o bulimico come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome, perdendo o controlo sobre si mesmo. Depois fica com um enorme sentimento de culpa acabando por tentar vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
Esta disfunção costuma causar sofrimento psíquico e afecta áreas diversas do sujeito. O bulimíco não perde só a relação com a comida ou com a relação com seu corpo. Este vê-se também afectado em relações sociais (uma vez que festas e confraternizações envolvem alimentação), vê-se atormentado por uma questão que lhe é quotidiana (alimentação) e que não pode ser evitada, uma vez que todo indivíduo precisa de se alimentar. Assim, tudo isto demonstra a dificuldade de se lidar com este transtorno alimentar (tanto para o sujeito que se vê afectado, quanto pelos demais à sua volta).




Principais causas da Bulimia:

Assim como na anorexia, a bulimia nervosa é um síndrome determinado por uma mistura de factores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Problemas familiares, baixa auto-estima e conflitos de identidade também são factores envolvidos no desencadeamento desta doença. A nível de factores psicológicos os indivíduos com tendência a desenvolver Bulimia, são autocríticos, perfeccionistas e sensíveis a críticas, o que os deixam vulneráveis às pressões sociais. Normalmente esses indivíduos têm algum quadro de ansiedade.
Pacientes com Bulimia apresentam dificuldades em controlar os seus impulsos, o que pode levar a dependência em substâncias, como por exemplo o álcool, além de comer compulsivamente e induzir a purgação; sendo que as duas últimas são características marcantes desse transtorno alimentar.


Principais causas (Sintese):

 A angústia e o stress;
 Falta de auto-estima;
 Tentativa de neutralizar o sofrimento, causado pela solidão;
 Valorização do corpo magro como ideal de beleza.


Sinais de Bulimia


Como já foi referido anteriormente, apesar de a bulimia estar na maioria das vezes associada a uma fraca auto-estima e fraca auto-confiança, são os comportamentos dos bulímicos que denunciam o seu transtorno alimentar ao exterior. Esta manifesta-se através de uma alimentação compulsiva seguida de vómito, estes comportamentos são os sinais característicos deste transtorno. Muitos bulímicos têm também comportamentos que se tornam sinais de aviso, tais como:

 Esconder a comida reservada para episódios de voracidade (incluindo frequentemente pão, massa, doces, sobremesas, batatas fritas e gelados. No entanto, qualquer tipo de comida pode ser consumida durante a ingestão compulsiva);

 Mentir sobre o que comeram;

 Comer compulsivamente em segredo;

 Vomitar em segredo;

 Esconder artigos como laxantes ou diuréticos;

 Deixar a água da torneira ou do duche a correr na casa de banho para disfarçar os episódios de purgação;

 Demonstrar uma preocupação profunda em relação ao peso, forma do corpo e aspecto em geral;

 Queixas frequentes em relação a dores de garganta (causadas pelos repetidos vómitos);

 Queixas frequentes em relação a problemas dentários (também causados pelos vómitos);

 Esconder-se atrás de roupas largas e soltas;

 Demonstrar pouco ou nenhum impulso sexual.







Conclusão

Com a realização deste trabalho podemos concluir que tanto a Anorexia como a bulimia são dois distúrbios alimentares que afectam principalmente os jovens adolescentes (maioritariamente raparigas) e que são muito prejudiciais para a saúde (podem trazer “consigo” depressões, alterações hormonais, problemas no esófago e estômago, O isolamento, problemas sociais) podendo até mesmo levar à morte. Ambas consistem na tentativa de ter o “corpo perfeito”, estão associadas a factores biológicos, psicológicos, familiares e culturais, são ocultas pelo sujeito que as portam, contudo possuem diferenças. Quem sofre de anorexia acha que está sempre acima do peso, e não sente a necessidade nem pensam na hipótese de comer, apesar de ser extremamente preciso. Aqueles que convivem com a bulimia sentem uma necessidade muito grande de comer, mas tudo que ingerem é colocado para fora, forçando o vómito ou a expulsão do alimento, através do uso de laxantes e diuréticos.





Bibliografia

http://www.alimentacaosaudavel.org/Bulimia-Nervosa.html
http://www.brasilescola.com/psicologia/bulimia-nervosa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia_nervosa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa
http://www.fct.unl.pt/aluno/gapa/dificuladades-psicologicas-anorexia-e-bulimia
http://portal.alert-online.com/?key=680B3D50093A6A032E510E2D36020C400E2A322A2E4106273B4822515A7C655D

Imagens:
http://eduhonorato.files.wordpress.com/2009/01/anorexia1.jpg
http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Health/Images/britney-spears-2.jpg
http://www.camboriubalneario.com/images/noticiascinema/7julho07/2/claudia_schiffer_1.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_8HILovhthn4/SU0fMqzq7oI/AAAAAAAABDo/a-HDbtBkMGw/s400/Claudia+Vieira+Triumph.jpg
http://sol.sapo.pt/photos/kaos/images/35956/281x425.aspx
http://bigrab.files.wordpress.com/2008/04/la_bulimia_1.jpg
http://www.euskaraz.net/Hezkuntza/Auzoka/Auzoka87/09/Auzoka87_0901_anorexia_eta_bulimia.jpg
http://www.mrfatloss.com/wp-content/uploads/2009/07/bulimia.2.jpg
http://www.hypnocontrol.com/Stop%20Bulimia2.gif

0 Comments:

Post a Comment

<< Home